Cursos para Tripulantes de Cabine

 
Bem-vindos a bordo

 
Trabalhar numa Companhia Aérea é verdadeiramente gratificante!
Se tem o sonho de ser Assistente ou Comissário de Bordo, ou deseja simplesmente, dar outro rumo à sua carreira profissional e pretende apostar na sua formação como tripulante de cabine sendo possuidor do Certificado de Tripulante de Cabine de acordo com os requisitos AESA parte CC, a MACF - Aviation Training & Consultants, recomenda-lhe o Curso de Formação Inicial para Tripulantes de Cabine.

A MACF, acreditada pelo INAC -Instituto Nacional de Aviação Civil - com aprovação técnica PT.OF.CC.001 MACF, é pioneira em Portugal no treino de tripulantes de cabine enquanto entidade independente de formação.
 
Curso de Formação Inicial - CFI

O objectivo desta formação inicial, é proporcionar, a quem deseja obter o Certificado de Tripulante de Cabine, as competências e os conhecimentos técnicos em conformidade com os regulamentos da Comissão Europeia. 
Este Curso de Formação Inicial permite aos formandos familiarizarem-se com o ambiente aeronáutico e adquirirem conhecimentos gerais suficientes e um nível proficiência de base que lhes permite exercer as suas funções e assumir as suas responsabilidades no que diz respeito à segurança dos passageiros e do voo durante operações normais, anómalas e de emergência.

 

Programa do Curso de Formação Inicial

O programa do Curso Formação Inicial, de acordo com o Anexo V (parte CC) apêndice 1 do regulamento 1178/2011, abrange:
  1. Conhecimentos teóricos gerais de aviação e da regulamentação aplicável neste domínio, incluindo todas as matérias pertinentes relativas aos deveres e responsabilidades dos tripulantes de cabine
  2. Comunicação
  3. Curso de introdução aos factores humanos na aeronáutica e à gestão dos recursos a nível de tripulações - CRM
  4. Assistência aos passageiros e vigilância da cabina
  5. Aspectos de medicina aeronáutica e primeiros socorros
  6. Mercadorias perigosas
  7. Aspectos gerais de segurança na aviação
  8. Formação sobre incêndios e fumos
  9. Formação de sobrevivência

A formação é teórica e prática, leccionada por experientes, motivados e qualificados profissionais.
Além da componente teórica em sala de aula, recorrem-se a simulações e locais apropriados para exercícios de familiarização do interior do avião, seu equipamento de emergência, treino das evacuações, simulação em ambiente de fumos em mock up; salvamento em piscina, etc.

Os exercícios de fogos e fumos, é feita sob o controlo e supervisão de Bombeiros e com certificado emitido pela Escola Nacional de Bombeiros.

A formação em Primeiros Socorros confere ainda o cartão de socorrista.


 
Local e carga horária

O Curso Formação Inicial tem a duração de cerca de 5 semanas e decorre em horário laboral em Lisboa, no centro ou na zona do Aeroporto Internacional.

Carga horária em média de 7h/dia.

Total de horas de formação, cerca de 155H.


Certificado

No final do curso, os formandos com aproveitamento, obtêm a respectiva certificação - Certificado de Tripulante de Cabine, de acordo com os requisitos da Agencia Europeia para a Segurança da Aviação - AESA parte CC.

Ser possuidor do Certificado de Tripulante de Cabine, é um dos requisitos mínimos para o exercício da profissão.

Ser detentor do Certificado de Tripulante de Cabine, constitui uma mais valia na candidatura às Companhias Aéreas Nacionais e Internacionais.

Após a conclusão do curso, a integração no mercado de trabalho como tripulante, é da responsabilidade de cada formando. Veja os nossas parcerias.

 

Teremos todo o gosto em recebe-lo num dos nossos Cursos de Formação Inicial para Tripulantes de Cabine, caso cumpra com os seguintes pre-requisitos:


Pre- requisitos

Se se considera:

- Amável, prestável e simpático
- Comunicativo e tem gosto por lidar com pessoas de várias idades e culturas
- Capaz de prestar um serviço de excelência
- Pró activo, flexivel, com facilidade de adaptação a diferentes situações e ambientes
- Capaz de enfrentar situações de pressão e lidar bem com stress
- Capaz de trabalhar em equipa, seguir orientações e hierarquias
- Com boa imagem, apresentação e educação

E tem:

- Idade igual ou superior a 18 anos;
- Condição fisica de acordo com requisitos minimos para a profissão, sendo portador de um Relatorio Médico para tripulantes de Cabine   - passado por  um Centro de Medicina Aeronaútica *  - recomendamos link ao site da EASA - Requirements for Aero-Medical Assessement of Cabin Crew, consultando a parte AMC1 MED.C.030 e MED.C.025:

http://easa.europa.eu/agency-measures/docs/agency-decisions/2011/2011-015-R/AMC%20and%20GM%20on%20the%20medical%20certification%20of%20pilots%20and%20medical%20fitness%20of%20cabin%20crew.pdf

- Domínio da língua Inglesa e outros conhecimentos linguísticos
- Altura minima para Senhoras 1,60 cm e Senhores 1,70 cm
- Peso proporcional a altura - tabela IMC
- Sabe nadar
- Habilitações minimas, 12º completo ou equivalente

Para saber como se inscrever, valor do curso, condições de frequência, cancelamentos e
desistências, por favor contacte-nos atraves de macf@mac-f.com
 
* Temos protocolo com a UCS - Cuidados Integrados de Saude, SA Aeroporto de Lisboa, Edificio 35  1804-001 Lisboa. Marcaçoes podem ser efectuadas atraves de contacto telefonico ver em www.ucs.pt  ou via email omcorreia@ucs.pt e masilva@ucs.pt e sgarcia@ucs.pt: devem mencionar no acto da marcação de exames que tencionam tirar o curso de PNC com a MACF
 
 

Boa tarde

Caro Candidato,

 

Serve o presente para marcar uma entrevista consigo,para o dia 20 de Novembro, às 10h15 nas instalações da MACF- Aviation Training & Consultants(Av. da República,101, 6B, Lisboa - na saída de metro de Entrecampos, logo a seguir à antiga Feira Popular, perto da estação de comboios).

 

Agradecíamos a amabilidade de confirmação da sua presença através de email.

 

Reiteramos a informação enviadaem anexo e solicitamos a sua atenção para a documentação que deve trazer consigo no próprio dia da entrevista. Enviamos-lhe ainda, em anexo, uma ficha e um formulário clínico MACF, para os quais solicitamos a sua atenção, preenchimento e assinatura pois devem fazer parte da documentação a apresentarem no dia da entrevista.

 

No dia da entrevista deverá de ser possuidor dos documentos exigidos pela MACF, que conseguir trazer:

 

-          Cópia BI e cartão contribuinte ou cartão de cidadão;

-          CV actualizado;

-          Morada (e comprovativo da mesma)

-          2 fotos tipo passe e 1 foto de corpo inteiro

-          Certificado de habilitações

-          Declaração médica aferindo excelente condição fisica e psicológica aferida por um Centro de Medicina Aeronáutica. Temos protocolo com a UCS - Cuidados Integrados de Saude, SA (Aeroporto de Lisboa, Edificio 35). Marcações podem ser efectuadas através de contacto telefónico ver em http://www.ucs.pt ou via email para omcorreia@ucs.pt , masilva@ucs.pt e sgarcia@ucs.pt . Deve mencionar no acto da marcação de exames que tenciona tirar o curso de PNC com a MACF. 

-          Preenchimento de questionário médico MACF  - em anexo

-          Preenchimento de ficha de inscrição/contrato de formação - em anexo

 

  O resultado da entrevista é emitido num prazo de 72h.

Caso o parecer da entrevista  seja positivo, deverá efectuar o pagamento do curso ou pelo menos do valor da inscrição,  de forma a garantir a sua vaga. 

As vagas são preenchidas por ordem de inscrição.

Só o pagamento correspondente, pelo menos, ao valor da inscrição, assegura o preenchimento da vaga.

A MACF reserva-se o direito de admissão a curso.

Existe um limite mínimo para realização da formação e máximo de participantes por curso.

 

Agradecemos desde já a sua preferência pela MACF.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações, não hesite em contactar-nos.

 

Atenciosamente,

Ana Godinho

 

Commercial CREW

 

MACF - Aviation Training & Consultants

Av. da República nº 101 6ºB

1050-190 Lisboa Portugal

Mobile: 92 6422643 (Horário de atendimento 2ºF a 6ºF das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30)

Fax: +351 30 9700484

macf@mac-f.com (contacto preferencial)

www.mac-f.com

Comentário de aluna a curso de cabine

"Após ter frequentado o curso de assistente de bordo da MACF, concluo que é muito completo, objectivo e devidamente direccionado. Combina o profissionalismo e disponibilidade dos formadores com a boa relação entre colegas. É uma experiência marcante, pelo primeiro contacto directo com a aviação e porque prepara para iniciar uma carreira. Muito sucesso!!"

Mariana Moreira - Curso FIMS JUL11

Comentário de aluno a curso de cabine

Quanto à MACF a minha opnião não poderia ser melhor, os formadores são profissionais impecáveis, muito simpáticos e acessíveis, que nos preparam extremamente bem para o mercado de trabalho, e daí esta tão prestigiada "aviation training school" ser indicada por mim a todos que desejam fazer carreira como Cabin Crew Member. Sem dúvida um bom investimento. Recomendo.

Luis Anjos - Curso FIMS JUL11

Comentário de aluna a curso de cabine

Frequentei o Curso Básico Inicial para tripulantes de Cabine de Agosto a Setembro de 2009, que terminei com succeso . Com o certificado que nos foi dado no final do curso, pude candidatar-me a companhias aereas e iniciar o meu trabalho na aviação. Consegui entrar para a Companhia que queria!
No curso tivemos acesso a toda a informação possivel e foi-nos transmitido de modo explicito e compreensivel o que representa a aviação! Fomos "treinados" para enfrentar os problemas que possam vir a acontecer ou até fazer com que os tais problemas não venham a acontecer, isto é antecipar o possivel erro e prevenir o perigo! Tivemos diferentes disciplinas, desde a segurança dos passageiros até a disciplina e pontualidade que nao pode faltar tal como na nossa apresentação e no trabalho em equipa. Tive excelentes instrutores que estavam sempre disponiveis para tirar qualquer dúvida.

O curso em si é muito forte e apesar de ter o nome como um curso Básico e inicial, não é nada básico; todo o conhecimento que eu adquiri no curso básico, foi mais que precioso! Disciplina, trabalho em equipa, relação com os passageiros, serviço, flexibilidade segurança e ao mesmo tempo consciencializar-nos para a responsabilidade que temos, tudo isto tem de encaixar e conseguirmos ainda estar com um grande sorriso! não é para todos! Como se costuma dizer " Quando se tem boas bases o resto vem com tempo". Criei boas bases e raizes no curso básico, porque a forma como ensinam e nos apresentam a informação nao podia ser melhor. Tudo o que nos foi dito no curso básico teoricamente, aplico hoje em dia na prática e sai sempre bem! 
Quando as coisas são feitas com gosto e vontade acabam sempre com bom resultado! 

Irina kacharaba - Curso FIMS AUG09

Copyright MACF 2007-2011
MACF reserva-se o direito de alterar qualquer conteúdo deste documento ou dos cursos.
developed by